A linha das crianças, cujos incorporam nos médiuns nos centros de umbanda, são espíritos infantis que nos surpreendem pela ternura, inocência, argúcia, carinho e amor que vibram quando estão incorporados em seus médiuns. As entidades que se manifestam na linha das crianças atendem pessoas e auxiliam-nas com seus passes, seus benzimentos e suas magias elementais, tudo isso feito com alegria e simplicidade enquanto brincam com seus brinquedos bem caracterizadores do seu próprio arquétipo e se alegrem com os doces e comidas que são os ofertados. A energia é tão forte que o adulto encarnado sisudo se transfigura e se torna irreconhecíveis quando incorporam suas crianças ou Eres.
A presença dessas entidades é e são tão marcantes que mudam o ambiente em pouco tempo, descontraindo todos os que estiverem em sua volta.
Erê em yorubá significa brincadeiras e diversão e traduz muito bem o espirito de uma criança. Apesar da festa e da alegria contagiante, eles aparecem para equilibrar a energia do local e transmitir a mensagem necessária. Por isso, de forma muito pura, eles podem falar a verdade sem rodeios e fazer perguntas inapropriadas, típico de uma criança inocente.
Características dos Erês:
· Gostam de dançar e brincar;
· Podem chorar e fazer birra;
· Comem doces e guloseimas;
· Trazem energia positiva para o terreiro;
· Falam a verdade sem tabu;
· Fazem perguntas importantes, mas vistas como “inconvenientes”;
· Podem auxiliar em passes e rituais;
· E transmitem a mensagem do Orixá.
As informações acima é uma descrição geral do que é Erê, no entanto, é importante destacar que há uma diferença de atuação deste guia entre as correntes da Umbanda e do Candomblé. Assunto que podemos futuramente abordar.
Comments